sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lua Cheia, eclipse lunar e trânsito de Vénus: os céus na primeira semana de Junho


Gémeos, e as qualidades geminianas, estão em destaque nos céus durante a Lua Cheia e eclipse lunar de dia 4 de Junho. Vejamos: o Sol estará em Gémeos entre 20 de Maio e 20 de Junho; Vénus realiza o seu (longo) trânsito retrógrado neste signo até ao início de Agosto; Mercúrio estará aí até dia 7 de Junho; e Júpiter dirige-se para lá a passos largos (entra em Gémeos a 12 de Junho). Estamos presentemente mais motivados pela busca de conhecimento e informação, mais comunicativos e sociáveis. A nossa curiosidade divide-se por vários temas, como se todo o mundo à nossa volta se tornasse mais interessante. A variedade de opções disponíveis é agora particularmente apelativa, e queremos ver “um pouco de tudo”, em vez de seguir um só caminho com mais profundidade. Como uma criança, podemos facilmente distrair-nos de um assunto logo que outro desponta no horizonte. 

Com a presença de Vénus no signo, as relações com os outros (amantes ou amigos) podem estar sujeitas ao mesmo alargamento de possibilidades – e à mesma inconstância e relativa superficialidade. Todo o que é novidade nos atrai mais agora, e a possibilidade de “namoriscar” sem compromisso – particularmente com jogos de palavras – pode parecer irresistível. O lado forte de Gémeos é a curiosidade e a agilidade mental, mas o seu lado fraco é justamente a inconstância e a superficialidade. Mais uma vez, embora esta influência esteja presente temos a possibilidade de escolher a forma como a vivemos. Em todo o caso, o facto de Vénus estar retrógrado neste signo dá-nos uma margem de manobra para reflectir sobre as nossas inclinações antes de agir, o que pode ser muito útil agora.

A Lua Cheia de dia 4 de Junho vai brilhar em Sagitário, fazendo par com a Lua Nova em Gémeos (com eclipse solar) de 21 de Maio passado. Este tema Gémeos-Sagitário repete-se na relação presente entre o Sol em Gémeos e a Lua em Sagitário, dois signos relacionados com o intelecto e os sistemas de crenças. Estando Vénus em Gémeos e Marte em Sagitário, temos ainda de lidar com o relacionamento, que na mitologia era magnético mas na astrologia é geralmente considerado tenso, entre Vénus e Marte… Talvez tenhamos de rever as nossas crenças mais profundas, e encarar o facto de que não existe um caminho único para se chegar a lado nenhum. Tolerância e flexibilidade serão conceitos-chave.  

Todas estas influências dificultam a concentração profunda ou a meditação, porque os processos mentais estão particularmente acelerados. Durante esta Lua Cheia não valerá a pena agarrar-nos a pensamentos demasiado rígidos; a máxima de que tudo está em constante mudança estará na ordem do dia. Tudo é energia, desde os pensamentos até às relações humanas, desde a matéria mais densa até à matéria de que são feitos os nossos sonhos, e a energia está em constante mutação. Mais uma vez, estes dias pedem-nos fluidez e flexibilidade, capacidade de adaptação e poder de encaixe. Deixar ir o que já não serve os nossos verdadeiros propósitos, e seguir o novo caminho que se abre.

Se a passada Lua Nova anunciava o início de uma fase também nova na vida – ou mesmo de uma nova forma de vida, impulsionada pelo eclipse – esta Lua Cheia pode trazer a visão clara desta novidade, seja positiva ou negativa. Quando os velhos paradigmas deixam de nos servir, “mudar de pele” nem sempre é indolor. No geral, a série de eclipses e as actuais relações planetárias não prometem dias fáceis. Na verdade, tanto podemos ter diante de nós situações estimulantes e novos desafios, como descobertas dolorosas que teremos de enfrentar. Não esqueçamos que a Lua Cheia tudo revela.

Com todo este enfoque em Gémeos, e com as tensões e retardamentos que descobrimos nos céus (para além de Vénus, também Plutão e Saturno estão retrógrados), é também possível que sintamos na pele o lado mais sombrio do signo que rege a comunicação. Podem vir à tona sentimentos de solidão, incompreensão e isolamento, e há uma certa tendência para ouvirmos as palavras dos outros de forma distorcida, gerando mal-entendidos. 

Os planetas retrógrados pedem-nos, por sua vez, que examinemos o passado. Este passado pode referir-se a assuntos inacabados, ou às causas e consequências das atitudes que nos conduziram até ao momento presente. A revisão corajosa e honesta dos nossos pontos fracos é fundamental para a construção de um futuro mais sólido e que melhor represente a nossa verdade essencial.

Por fim, mas não menos importante, temos o famoso trânsito de Vénus diante do Sol, nos dias 5-6 de Junho. O planeta está prestes a passar entre a Terra e o Sol, no ponto mais próximo possível de ambos, ampliando a sua influência sobre todos nós. Esta proximidade faz com que possamos aproveitar melhor a sua influência. Vénus retrógrado sugere-nos um aprofundamento da verdadeira natureza e motivações dos nossos relacionamentos. Depois da conjunção com o Sol o planeta surge em toda a glória da sua versão diurna, deixando de nascer no horizonte ao pôr-do-sol e passando a brilhar como Estrela da Manhã. Este é o aspecto masculino e impulsivo da Deusa, menos propício à reflexão.

A mudança de “polaridade”de Vénus era considerada como um momento delicado em termos cósmicos, semelhante a um equinócio. Esta possibilidade é aumentada pela quadratura entre Vénus e Marte (o Amor e a Guerra), no próprio dia 5 de Junho (durante a conjunção Vénus-Sol), que pode trazer mais tensão aos relacionamentos. É aconselhável evitar discussões e críticas excessivas (atenção ao lado mais negativo de Gémeos), e tentar focar a consciência na comunicação amorosa.

Lua Cheia, eclipse lunar, conjunção Vénus-Sol e quadratura Vénus-Marte: já tinha dito que não serão dias fáceis? Mas todos poderemos sobreviver-lhes, ao contrário daquilo que afirma a famosa “profecia maia”. Mais um vez, com flexibilidade e tolerância.

2 comentários:

  1. nossa, adorei sua descrição! Muito bem escrita e, realmente, tudo se aplica... incrível, obrigada! bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do texto, me fez ver uma forma diferente Vênus retrógrada. Gostaria de poder ter visto o evento do alinhamento do dia 6, muito bonito! Esse mês nasce minha Clarice, será Gêmeos ou Câncer? Rs. Beijos, ótimo o blog!

    ResponderEliminar