quinta-feira, 10 de maio de 2012

Júpiter e o Sol ( e Vénus retrógrado)



Daqui a menos de uma semana, a 15 de maio, Vénus começará o seu movimento retrógrado, e nele prosseguirá até 27 de junho. Mais ou menos a meio deste período retrógrado a deusa desfilará diante do Sol (trânsito de Vénus), um acontecimento relativamente raro e do qual falaremos mais tarde. Por agora, convém saber que um período retrógrado, seja de que planeta for, é sempre adequado para fazer reavaliações das áreas da vida e das estratégias relacionadas com o planeta em questão. Estas fases, durante as quais o relógio das influências planetárias abranda, dão-nos uma margem de manobra para rever planos e, se necessário, inverter rumos.
No caso de Vénus, a reflexão será feita sobre tudo aquilo a que damos valor neste momento, desde bens e empreendimentos materiais a relacionamentos. Não é consequentemente uma altura adequada para iniciar compromissos, amorosos ou de trabalho, nem para fazer mudanças estéticas radicais. Com Vénus a “andar para trás”, alguns programas de natureza venusiana (encontros sociais ou românticos, por exemplo) podem falhar, e é também possível enfrentar atrasos na recepção de dinheiro esperado. Por outro lado, este retrocesso do planeta também pode implicar o retorno de elementos do nosso passado – talvez amigos, ou até amantes – criando situações que nos forçam a resolver assuntos incompletos…
Naturalmente, nada disto prejudicará um relacionamento ou um empreendimento sólido. No entanto, o senso comum aconselha a alguma paciência e prudência durante estas semanas, e Gémeos (onde Vénus estará até Agosto) aconselha que se coloque a ênfase numa boa comunicação entre todas as partes. Quanto à própria Vénus, ela aconselha a que não se desperdice esta oportunidade de enfrentar a verdade quando necessário, embora seja sempre aconselhável fazê-lo com a graça e a suavidade da deusa – e deixando as decisões mais dramáticas para depois do dia 27 de junho.
Mas antes de enfrentar estes dias um pouco mais tensos podemos aproveitar as promessas radiosas do próximo fim-de-semana. O Sol que se anuncia em todo o país vai brilhar em conjunção com Júpiter, o planeta generoso, cumprindo o seu encontro anual. Os dois gigantes benéficos estarão em Touro, aumentando a nossa vitalidade, sociabilidade e optimismo. É uma conjunção muito adequada a um fim-de-semana, e provavelmente teremos vontade de o passar com família ou amigos, ao ar livre, e em clima de descontracção.
No entanto, e dependendo do mapa de cada um, alguns de nós poderão sofrer um efeito menos desejável: esta conjunção incita a ignorar a cautela e a abraçar a expansividade jupiteriana, sugerindo empreitadas grandiosas que podem dar origem a fracassos igualmente grandiosos. Tratando-se de um fim-de-semana, talvez o melhor conselho seja aproveitar o tempo para ser simplesmente feliz, deixando as decisões importantes para os dias seguintes.
Por agora, e porque esta influência começa a fazer-se sentir já hoje, dia 10, trata-se de aproveitar a onda benéfica de Júpiter e do Sol, que não poupará os seus raios.

Sem comentários:

Enviar um comentário